A ISO 9001 é uma das regras mais conhecidas quando se fala em padrão de qualidade. Esta norma de padronização da International Standard Organization (ISO) é voltada para produtos e serviços e utilizada em todo o mundo por empresas de quaisquer segmentos e portes. A finalidade é aplicar boas práticas e aprimorar a gestão organizacional. Por isso, é um elemento estratégico, que determina as obrigatoriedades necessárias para fazer uma gestão da qualidade e de que forma a gestão deve ser realizada.
Um dos focos da norma é compreender a procura e as necessidades dos clientes. Dessa forma, segue uma hierarquia que começa no âmbito estratégico e vai até ao operacional, além de passar pelo táctico.
A implementação da ISO 9001 embora exija o esforço e a colaboração de toda a empresa conduz a vários benefícios materiais e imateriais, entre eles: aumento da produtividade através da optimização dos recursos e redução dos desperdícios, agregação de valor aos produtos e serviços que adquirem mais credibilidade aos olhos de fornecedores e clientes, padronização de processos o que conduz à redução de gargalos.
O primeiro passo deve começar por ter um planeamento estratégico que seja documentado, aplicado e mantido. Este plano passa pela definição de pontos de intercessão entre processos; recursos físicos, humanos e económicos; métodos de monitorização e controlo; acções correctivas.