Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Tipo de formação
Formação não financiada
Informação sobre o curso Auxiliar de Geriatria
Duração
900.0 horas
Área de Formação

Trabalho Social e Orientação

Objectivos

O Curso de Auxiliar de Geriatria dirige-se a quem pretenda adquirir os conhecimentos e as competências necessárias para o trabalho na assistência à terceira idade e apoio a idosos.

Objectivos Específicos

- Conhecer as características da velhice e da saúde nesta etapa do ciclo vital.
- Descrever as atividades básicas da vida diária dos idosos num lar: higiene, vestir, alimentação, etc.
- Saber aplicar os cuidados básicos aos idosos, com patologias diversas, perante as múltiplas situações que requerem ajuda.
- Saber atuar perante situações de imobilidade, incontinência, prisão de ventre, quedas, demências, entre outras.
- Ter conhecimento dos procedimentos de atuação, perante uma situação de urgência com idosos.
- Conhecer a síndrome de burnout do cuidador.
- Conhecer a rede de apoio para os idosos através dos serviços de apoio domiciliário e da teleassistência.
- Potencializar, sempre que possível, as capacidades dos doentes, mantendo a sua autonomia e independência, através de uma postura de empatia.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

No decorrer do curso de auxiliar de geriatria são abordadas algumas das principais funções relacionadas com o dia-a-dia desta profissão que, de acordo como o grau de dependência dos idosos e das orientações da equipa técnica, podem ser:

- Apoiar idosos, no domicílio ou em contexto institucional, no que diz respeito a cuidados básicos de higiene, de conforto e de saúde.

- Prestar apoio na alimentação dos idosos.

- Prestar cuidados de higiene e arrumação do meio envolvente e da roupa dos idosos.

- Organizar e preparar os materiais e equipamentos à prestação de cuidados aos idosos.

- Colaborar no desenvolvimento de atividades de animação e de prevenção da monotonia, do isolamento e da solidão dos idosos.

- Dar a informação necessária ao idoso sobre os serviços e apoios que lhe estão a ser prestados, envolvendo-o nas rotinas diárias.