Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Duração
50.0 horas
Informação sobre o curso 5436 - Liderança e motivação de equipas
Duração
50.0 horas
Objectivos

• Identificar diferentes teorias de motivação.
• Distinguir estilos de liderança.
• Organizar o trabalho de equipa.
• Avaliar a equipa e os resultados do seu trabalho.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, interrogativas, demonstrativas e ativas, partindo da apresentação e exploração dos conteúdos e temáticas. Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela aplicação prática dos conteúdos, promovendo a interação entre formador-formandos e formandos-formandos.

Conteúdos Programáticos

1.Motivação

•Principais teorias da motivação
•Inteligência emocional e criatividade
•Motivação e as diferentes formas de organização do trabalho
•Motivação e liderança

2.Liderança e a comunicação

•Funções e atitudes de comunicação
•Liderança versus poder
•Funções de liderança
•Parte afetiva e a parte de tarefa de liderança
•Teorias de liderança
•Características desejadas num líder
•Delegação

3.Grupos e liderança

•Equipas de trabalho
•Estruturação e desenvolvimento das equipas
•Coordenação e complementaridade das práticas de cada equipa
•Aparecimento do líder e o seu relacionamento com o grupo
•Perfis de liderança

4.Comunicação nas equipas de trabalho

•Estilos comunicacionais
•Comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho
•Comunicação assertiva na resolução de conflitos na equipa.
•Comunicação com assertividade na liderança
•Organização do trabalho de equipa
•Avaliação da equipa

Avaliação

a) A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser: A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação); B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas); C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída); D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo).
b) A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em” Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

Observações

Adultos empregados com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam melhorar as suas competências, qualificações, condições de empregabilidade e progressão nas carreiras, promover a sua melhor adaptação às mudanças tecnológicas, digitais, organizacionais e ambientais e que cumpram as condições de acesso previstas no artigo 4.º da Portaria n.º 66/2022, de 1 de fevereiro.